Índices que mostram a Casa Arrumada
- Fernando Lúcio
- 13 de jul. de 2020
- 1 min de leitura
Você sabe o que acontece quando o Município tem uma gestão consciente e eficaz?
Literalmente “arruma-se a casa”, aumentando a capacidade de atrair investimentos e recursos, estabilizando a economia e propiciando o desenvolvimento de projetos, em benefício da população.
Neste gráfico, podemos analisar, através dos dados do IFGF – Índice FIRJAN de Gestão Fiscal, os dados dos últimos anos, em nossa cidade. O IFGF analisa as contas das cidades brasileiras através de quatro indicadores: Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos.

Nota-se claramente uma melhora no índice, entre os anos de 2013 a 2016, período da última administração do ex Prefeito, Fernando Lúcio Donzeles e uma posterior queda, acompanhada em dados oficiais até 2018.
Essa queda do IFGF gera baixa capacidade de geração de receita para financiamento da Câmara Municipal e toda a estrutura administrativa da Prefeitura, além de alta rigidez do orçamento, o que dificulta um planejamento eficiente e penaliza investimentos. Esses índices parecem muito distantes da realidade da população, mas, no” frigir dos ovos”, a afetam diretamente..
As gestões de Fernando sempre foram atreladas ao desenvolvimento financeiro, através da valorização de profissionais técnicos. Por isso, sempre alcançaram altos índices, perante a região.
Comments