Último Governo Fernando Lúcio viabilizou o CER II, em parceria com a APAE de Além Paraíba
- Fernando Lúcio
- 11 de mai. de 2020
- 2 min de leitura
Atualizado: 21 de mai. de 2020

Um trabalho conjunto entre o então Secretário de Saúde de Além Paraíba, Hudson Freitas, o Bedeu, e o então Responsável Técnico da APAE-AP, Carlos Eduardo Gomes Senra, o Kadu possibilitou a vinda, para o nosso Município do CER II, CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO FÍSICA E INTELECTUAL, inaugurando em 03 de outubro de 2014.
A rua de acesso às instalações da APAE/CER, numa extensão de mais de 700m, foi, depois de aprovada pela Câmara Municipal, integralmente pavimentada, numa parceria entre o Governo Municipal e a Zamboni Atacadista, beneficiando os usuários, colaboradores e a própria população do bairro, que utiliza a via para caminhadas e atividades físicas.


O CER II está em pleno funcionamento, através do SUS, na sede da APAE de Além Paraíba. De acordo com o agora Diretor de Saúde Centro Especializado em Reabilitação, Carlos Eduardo Senra, o objetivo é ampliar o acesso e qualificar os atendimentos das pessoas com deficiência temporária ou permanente; progressiva ou regressiva; estável, intermitente ou contínua em quadro agudo, provendo a integração destas pessoas com deficiência física, intelectual, ostomia, transtorno do espectro autismo e neonatos de risco.

A APAE conta com uma equipe multidisciplinar formada por médico neurologista, psiquiatra e ortopedista, fonoaudiólogos, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionista, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, pedagogo, enfermeiros e técnicos de enfermagem, dedicados ao CER II.
Devido ao trabalho realizado pela instituição e sua equipe, a APAE também tem hoje, o CER III - CENTRO ESPECIALIZADO EM REABILITAÇÃO FÍSICA, INTELECTUAL E VISUAL. O trabalho da APAE de Além Paraíba, de tão excelente qualidade, tornou-se referência no Estado de Minas.
O CER III também funciona através do SUS, na sede da APAE, atendendo, hoje, a 94 municípios, dentre eles os da micro região de saúde de Além Paraíba/MG (Volta Grande, Estrela Dalva, Pirapetinga e Santo Antônio do Aventureiro), os da micro região de saúde Leopoldina/MG((Leopoldina, Palma, Argirita, Recreio e Laranjal), os da micro região de saúde de Cataguases/MG ( Cataguases, Santana de Cataguases, Itamarati de Minas, Dona Euzébia e Astolfo Dutra) e na reabilitação visual, os municípios citados anteriormente e os da macro região de saúde de Juiz de Fora/MG.
São realizadas prescrição, fornecimento e adequação de órteses, próteses e materiais especiais (OPMs), como por exemplo: cadeira de rodas comum, cadeira de rodas adaptada, cadeira de rodas motorizada, cadeira de banho, prótese de membro superior, prótese de membro inferior, muletas, andador adulto, bengala de 4 apoios, bengala articulada, lente escleral pintada, lupa de apoio com ou sem iluminação, lupa manual com ou sem iluminação, prótese ocular, óculos bifocal, óculos com lentes filtrantes para albinos, dentre outras.
A APAE conta também ainda, entre os serviços de saúde, com a “equoterapia” que é um método terapêutico e educacional que utiliza o cavalo dentro de uma abordagem multidisciplinar e interdisciplinar, nas áreas de saúde, educação e equitação, buscando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências e/ou necessidades especiais. Recentemente a Instituição apresentou um projeto no PRONAS/PCD, Ministério da Saúde e foi contemplada, onde em um curto período de tempo mais 30 (trinta) crianças da Instituição serão beneficiadas com o referido atendimento gratuitamente.
A média de atendimento mensal do serviço é de 540 usuários (dados 1º trimestre 2019).
Comments